Instituições de Ensino Superior de Santa Maria comemoram os conceitos obtidos no Enade

Carmen Xavier

Instituições de Ensino Superior de Santa Maria comemoram os conceitos obtidos no Enade
Foto: Eduardo Ramos (Diário/Arquivo)

Na última segunda-feira, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, um dos indicadores de qualidade do Ensino Superior. Considerando o perfil universitário de Santa Maria, esses dados têm impacto direto sobre as instituições locais e sobre os profissionais que concluem a graduação na cidade.

Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 34 cursos de graduação foram avaliados em 2021. Desses, seis obtiveram o conceito 5 – o máximo dentro da avaliação. E outros 12 atingiram o conceito 4. Ou seja, mais da metade dos cursos tiveram índices altos.

A Universidade Franciscana (UFN) também comemora os resultados. Dos oito cursos avaliados no último Enade, dois atingiram o conceito 5, e três, o conceito 4. Também foram avaliados cursos de graduação da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), da Faculdade Metodista Centenário (FCM) e da Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas).

Confira os conceitos:

UFSM

Artes Visuais (licenciatura) – 3Ciência da Computação (bacharelado) – 4Ciência da Computação (licenciatura) – 5Ciências Biológicas (licenciatura/campus sede) – 5Ciências Biológicas (licenciatura/campus Palmeira das Missões) – 3Ciências Biológicas (bacharelado) – 4Ciências Sociais (bacharelado) – 3Ciências Sociais (licenciatura) – 3Educação Física (licenciatura) – 4Educação Física (bacharelado) – 4Filosofia (licenciatura) – 3Filosofia (bacharelado) – 3Física (licenciatura integral) – 5Física (licenciatura/EaD) – 3Física (licenciatura/noturno) – 2Geografia (licenciatura) – 4Geografia (bacharelado) – 4História (licenciatura) – 5História (bacharelado) – 4Letras – Inglês (licenciatura) – 5Letras – Português (licenciatura) – 5Letras – Português (licenciatura/EaD) – 3Matemática (licenciatura) – 3Matemática (licenciatura/norturno) – 2Música (licenciatura) – 4Pedagogia (licenciatura) – 4Química (licenciatura) – 4Química (bacharelado) – 3Sociologia (licenciatura/EaD) – 3Sistemas de Informação (bacharelado/campus sede) – 3Sistemas de Informação (bacharelado/campus Frederico Westphalen) – 1Redes de Computadores (tecnólogo) – 4

UFN

Ciência da Computação – 3Design – 5Filosofia (licenciatura) – 5História (licenciatura) – 4Letras – Portugês e Inglês (licenciatura) – 3Matemática (licenciatura) – 4Pedagogia (licenciatura) – 4Sistemas de Informação (bacharelado) – 2

Ulbra

Educação Física (licenciatura) – 3

FMC

Educação Física (bacharelado) – 3

Fapas

Filosofia (licenciatura) – 3

Os conceitos do Enade fazem parte de uma avaliação geral, que resulta no Índice Geral de Cursos (IGC) e no Conceito Preliminar de Curso (CPC) – que servem de base para renovação de reconhecimento de cursos pelo MEC. Ambos devem ter os resultados divulgados em dezembro deste ano.

Resultados decorrem de adequações e investimentos

Foto: Pedro Piegas (Diário/Arquivo)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vem trabalhando há mais de oito anos para alcançar os mais altos conceitos no Enade. Um dos objetivos é promover o comprometimento dos acadêmicos na hora de responder ao questionário e fazer a prova do exame.De acordo com a vice-reitora da instituição, Martha Adaime, um grupo multidisciplinar atua no sentido de acompanhar os cursos, oferecer ferramentas para os professores e conversar com os alunos sobre a importância dessa avaliação.– Começamos esse trabalho com o objetivo de orientar os alunos sobre as provas e, também, demonstrar a importância de um curso bem conceituado para o currículo pessoal do futuro profissional. Pois os conceitos do Enade não são resultados pontuais. São uma mostra de como estamos conduzindo os cursos de graduação e como nossos processos impactam na formação dos acadêmicos – explica Martha.

Aplicativo

A necessidade de auxiliar e orientar as coordenações de curso e os docentes fez com que um grupo de professores e alunos da UFSM desenvolvesse o aplicativo Questiona. A plataforma reúne todas as questões das provas anteriores separadas por curso, ano e palavras chaves.Além de ser uma ferramenta voltada para a preparação para o Enade, a iniciativa também partiu de uma cadeira interdisciplinar. Isso porque, para se chegar ao aplicativo, foi necessário envolver mais de uma área – Centro de Tecnologia, Centro de Artes e Letras, do Centro de Ciências Sociais e Humanas, além de pró-reitorias da instituição.protagonismo

Na Universidade Franciscana (UFN), que também conquistou conceitos elevados no Enade 2021, os resultados são considerados o coroamento de esforços. Segundo a pró-reitora Acadêmica, Vanilde Bisognin, esse é um trabalho contínuo em busca da qualidade do ensino.– O Enade é um conceito parcial, que faz parte de uma avaliação maior. Mas é um indicativo de nosso trabalho. Para alcançar esses conceitos, a instituição investiu em tecnologia e na área pedagógica, com uma modelagem acadêmica ajustada a partir de uma revisão curricular dos cursos – explica.

Vanilde destaca que esses investimentos estão voltados para o aluno, tornando-o protagonista de sua formação. Além da preparação técnica, a instituição propõe o envolvimento do acadêmico com a sociedade, indo além da formação técnica.– Para o Enade, realizamos um acompanhamento direto com cada curso, de forma a promover a formação técnica dos acadêmicos, mas, principalmente, de torná-los participativos e responsáveis com sua própria trajetória. E isso se reflete nos índices de qualidade do qual o Enade faz parte – complementa a pró-reitora.

A avaliação

O Conceito Enade é um indicador de resultado, calculado a partir dos desempenhos dos estudantes de cada curso de graduação avaliado. Já o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), que também teve os resultados divulgados pelo MEC, é um indicador de processo e busca mensurar o valor agregado pelo curso à formação dos estudantes, considerando seus desempenhos no Enade contextualizados a partir da forma de entrada da graduação, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo.

Além dos resultados nas provas, o Enade, por meio do Questionário do Estudante, permite traçar o perfil socioeconômico dos acadêmicos avaliados. A informação contextualiza os resultados da prova e pode ajudar na definição de políticas públicas e guiar melhorias das próprias instituições e dos cursos, incluindo processos pedagógicos.

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